quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre Decupagem

Acredito que vocês já saibam fazer decupagem. Então separei este material para simples apresentação.
É a decupagem de um trecho de 2 minutos para "Batman - Begins"


Começamos descrevendo a cena:
Sem o diálogo por ser longo e nesse caso desnecessário. Mas há um diálogo entre Bruce Wayne e Henri Ducard, e eles estão em uma espécie de prisão. O lugar é escuro e feito de pedras.
Em um roteiro teríamos a descrição do local e da situação para depois termos o diálogo.

Só temos isso para analisar? Não.
Podemos ver mais ou menos como a cena foi decupada.

Se observar verá que a cena tem 27 cortes, feitos na montagem, é claro.
Esses cortes, significam que a câmera filmou pelo menos dois planos, ou seja, ela filmou a mesma cena de pelo menos dois lugares diferentes.
Agora, quais são esses planos?
Tenho que lembrá-los que o cinema em geral usa apenas uma câmera, então o diretor poderia fazer 28 planos diferentes (ou seja, filmar a mesma cena 28 vezes) e depois junta-los na montagem, mas isso certamente não foi feito.
Se você avaliar novamente verá que essa cena, como foi feita, poderia usar de apenas três planos. Um que começa com o corpo de Bruce quase inteiro em quadro e faz um traveling (movimento da câmera) para frente até fechar o plano no rosto de Bruce. Outro plano seria um que pega Henri da cintura para cima e faz um traveling para trás, e a aproximação do plano em Ducard se dá pelo movimento do próprio personagem. E uma terceira câmera pegaria Bruce pelas costas de Henri Ducard, acompanhando o movimento dele.
Repare que o "movimento" da cena se dá pelos travelings em direção ao Bruce, conforme ele vai "realizando" em sua cabeça a "natureza" da conversa. Isso significa que a decupagem da cena levou isso em conta.

Então como teria sido a decupagem dessa cena: cena X, 3 planos.

Plano 1: plano médio de Bruce com ele em pé. Traveling para frente durante o movimento dele até o chão se transformando em um plano fechado. Ação completa.
Plano 2 (contra plano do primeiro plano): plano médio de Henri. Começa parado, e inicia um traveling para trás quando Ducard começa a se movimentar. Movimento da câmera mais lento que o movimento do personagem, fechando o plano.
Plano 3: "over the sholder" de Ducard, pegando Bruce.


Vejamos agora um pouco do vocabulário básico:

Plano geral (aberto) - PG - é uma posição de câmera que captura a totalidade de uma cena (como um palco de teatro, que a cena inteira está no mesmo lugar).

Establishing shot - é um plano que situa o local onde acontece a cena. Se o filme se passa em Nova York, por exemplo, antes de começar o filme a câmera pode passar pela estatua da liberdade... enfim...

Plano médio - PM - é um plano que captura da cintura para cima dos personagem na cena. Pode estar o personagem sozinho ou pode capturar mais personagens.

Plano americano - é um plano que captura dos joelhos para cima, muito próximo de um plano geral.

Primeiro Plano (fechado) - PP - é um plano que pega o rosto do personagem, usado para mostrar detalhes do rosto ou de alguma coisa.

Primeiríssimo primeiro plano - PPP - usa esse nome para um plano do olho, ou da boca, ou mesmo de uma mão pegando alguma coisa, um emblema... um detalhe...

Zoom in ou out - é fazer um afastamento ou aproximação através do zoom da câmera.

Traveling - um traveling seria um movimento físico da câmera, que pode ser para os lados, para frente, para cima, para baixo... pode ser feito com trilhos, com uma grua...

Tilt - é a angulação da câmera no eixo dela na vertical. Se a câmera começa no chão e vai até o rosto do personagem ela fez um tilt.

Pan - pan é semelhante ao tilt mas o movimento é relacionado a horizontal do eixo.

Mas isto também tem no link que eu coloquei no blog DO LIVRO QUE VOCÊ PODE ACESSAR CLICANDO AQUI

Fonte: audiovisuaeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário